quarta-feira, 22 de agosto de 2012

A manta birostris pode atingir 7 metros de envergadura, peso de 2 toneladas e pode ser encontrada em praias brasileiras.
Apesar do tamanho, não é perigosa. A bocarra tem apenas dentinhos minúsculos na mandíbula inferior. Só serve para absorver água e com ela, os planctons, camarões e peixinhos que a alimentam.
Mas, nem todas as arraias são inofensivas como as jamantas. As elétricas, com apenas 50 cm de ponta a ponta dão choques de até 200 volts. O objetivo é afastar predadores ou capturar presas. A eletricidade sai de 2 músculos, um de cada lado do corpodo animal.
A jamanta é a maior, mas existem outras 500 espécies de arraia no mundo todo, sendo que 46 nadam na costa brasileira. Todas moram em mares tropicais e temperados. Enquanto as menores não se arriscam muito perto da superfície, em geral nadando a 200 m de profundidade, a jamanta adora subir à tona. e pagam caro por se aproximar tanto dos domínios do homem. É comum ficar presa nas redes e acabar morrendo. Arraias e tubarões descendem de um ancestral comum que viveu há 400 milhões de anos. Ambas espécies possuem esqueleto cartilaginoso, desprovido de ossos. A diferença é que na arraia, as guelras são no ventre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário