sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Peixe-Diabo Negro



 O peixe-diabo negro (Melanocetus johnsonii) é uma espécie de peixe encontrada em todos os oceanos, porém, mais especificamente em profundidades que variam entre 100 e 2 mil metros. É capaz de atrair suas presas com uma falsa isca, uma espécie de saliência luminescente que se agita sobre a cabeça. Há um grande dimorfismo sexual em tais animais, uma vez que as fêmeas chegam a medir 18 centímetros, mas os machos, porém, crescem apenas até três centímetros.

http://planetaanimalsapao.blogspot.com.br/2012/02/peixes-abissais_02.html

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Morcego do Mar

Morcego do Mar
Monodactylus sebae
Sea Bat, Moonfish
Monodactylidae
Oeste da África

 
São bastante tranqüilos em cativeiro, adaptam-se com facilidade à água doce ou salobra.

Embora pareça com o M. Argenteus, seu corpo é muito mais profundo, com nadadeiras dorsal e anal maiores e a parte traseira mais escura. Alimentação tão fácil como a do peixe anterior.

São peixes pequenos tranqüilos e muito fáceis de manter.
8 a 9
1.023 a 1.025
24 a 28 ºC

Talvez sejam os peixes que menos dão problemas com alimentação em cativeiro, pois comem praticamente qualquer tipo de comida para aquariofilia, incluindo ai, restos de alimentação de outros peixes.

http://www.aquaflux.com.br/conteudo/peixes-marinho/monodactylus-sebae.php

Arraia-jamanta

Nome Científico: Manta birostris
Família: Rajidae

Distribuição: Encontrada em águas tropicais e subtropicais de todos os oceanos.
Habitat: Águas oceânicas, inclusive junto às ilhas costeiras durante o Verão.
Alimentação: Alimentam-se de plâncton, filtrado na boca e encaminhado para ela com a ajuda dos próprios "chifres".
Reprodução: Dão a luz a um filhote por vez, com cerca de 1 metro de largura e 10 kg.
Conservação: Ameaçada.
Um dos maiores peixes, a arraia-jamanta mede até 7 metros e chega a pesar 1.800kg. Diferencia-se dos outros membros de sua família por possuir a boca terminal, direcionada para frente, e a mandíbula superior sem dentes.

Apresenta às nadadeiras cefálicas na forma de chifres, por isso o nome popular de "peixe diabo" e "morcego-do-mar". A coloração é variada, existem raias totalmente negras com manchas brancas na parte inferior, e ainda, raias verde-escuras ou marrons na parte superior, ambas com variações brancas na porção inferior.

As manchas na parte inferior servem para identificação, funcionando como impressões digitais. Normalmente permanece na coluna de água e alimenta-se de organismos planctônicos ali presentes.

Na verdade, o que assusta mesmo é o seu tamanho. A envergadura de suas nadadeiras chega facilmente a 7 metros. A arraia-jamanta vive no máximo 20 anos. Por ficarem presas às redes dos pescadores, no Estado de São Paulo, elas foram incluídas na lista de animais ameaçados. Ao todo, no mundo, existem cerca de 500 tipos de arraia. Só no Brasil são 46. 
http://www.terradagente.com.br/fauna/0,0,2,164;5,arraia-jamanta.aspx

tubarao touro